Pico Grande


Desta vez vamos até ao centro da Madeira – Curral das freiras, vamos conhecer o maciço rochoso no centro da ilha. Até este maravilhoso pico, nós temos muito caminho pela frente e por vezes um pouco difícil, há muitas maneiras de lá chegar.
Vamos começar pela Boca da Encumeada, onde tem uma curva larga que diz curral jangao, aqui começa a nossa aventura. É um percurso longo com uma ou outra subida um pouco ingreme é necessário o bordão, passado 1h30 chegamos ao chão da relva, ou também conhecido, por relvinhas, daqui nós temos uma vista soberba sobre o curral das freiras.
É tempo para fazer uma pausa, recarregar baterias e toca a mexer ainda há muito caminho pela frente, a vereda do pico grande encontra-se mesmo á nossa frente tá muito bem sinalizada. No início é preciso termos cuidado, não convêm ter vertigens, mas temos um cabo de aço para nos ajudar na subida, que é um pouco complicada mas fazemos bem. Chegando ao Pico grande temos outro cabo de aço para subir até ao cume, mas aqui só é aconselhável para quem não tem medo, mas vale muito a pena, é um lugar lindíssimo mesmo e se apanharmos o céu limpo e sem nuvens temos umas paisagens deslumbrantes da nossa ilha.
De volta ao passeio, podemos regressar pelo caminho que subimos mas não tinha piada, por na descida encontramos uma vereda á esquerda, vamos por aí, até á vereda dos rápidos.
Nesta vereda, vamos sempre pela direita, porque á esquerda encontramos um trilho que vai para o curral jangao, mas esse não é o que queremos fazer, continuamos no nosso trilho que está atacado com giesta, temos que ter cuidado e atenção a ver por onde o trilho segue. Quase chegando ao fim, há um abismo um pouco perigoso, que é preciso muito cuidado tem pedras soltas e um cabo de aço para nos ajudar, finalmente, chegando acima, chegamos á vereda que liga a Encumeada ao Pico Ruivo e chegando ao fim vamos ter ao lugar que deixamos o carro.
Fica por aqui mais uma bela aventura.