Levada da Rocha Vermelha


Com tudo preparado, temos mais um dia pela frente caminhantes, desta vez vamos até ao Paul da serra e oeste da Madeira. A descida para a Rocha Vermelha, no Rabaçal é a menos frequente, por isso nós hoje vamos fazê-la.
Fazendo o percurso habitual para a levada do risco e para as 25 fonte, nós vamos encontrar o trilho para a rocha vermelha que muitos de nos desconhece-mos. Cerca de 15minutos depois da ponte numa curva á direita, sai pelo lado esquerdo o nosso trilho de terra batida.
Esta descida é extensa e bastante ingreme, por isso temos que ter cuidado e usar o apoio dos nossos bordões para por fim chegarmos á levada da rocha vermelha, uma pequena gruta escavada na rocha. Continuamos o nosso percurso, passados 10min vamos passar pela ponte da Ribeira dos Cedro, onde há direita cai uma cascata fabulosa. Seguindo pela esquerda e antes do túnel do seixal, há uma placa advertindo para os perigos existentes. Para o caminho de volta, regressamos á gruta e seguimos em frente, agora vamos descer e passados 5 min vamos até á ponte em betão, situada por baixo da levada. Vamos virar á esquerda, onde tem um túnel que mais uma vez nos não entramos, vamos subir os degraus até á levada das 25 fontes. Para acabar vamos pela esquerda e subimos uma escada até ao terceiro nível para a levada do risco e vamos ter ao início, ao pé do posto florestal do Rabaçal e aqui vamos fazer o nosso piquenique.
Uma pequena aventura, mas ao mesmo tempo deliciosa.